top of page

Projeto Jovens em Atuação é ganhador do Prêmio FLUPP de Educação 2025

  • Foto do escritor: CanoaDigital
    CanoaDigital
  • 26 de nov. de 2025
  • 2 min de leitura

ree

O Projeto Jovens em Atuação, da Prefeitura de São Sebastião, realizado por meio Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), foi um dos vencedores do Prêmio FLUPP de Educação 2025, promovido pela Fundação Lucia e Pelerson Penido (FLUPP).

A premiação reconhece e valoriza experiências educativas e formativas desenvolvidas por professores, coordenadores pedagógicos e estudantes de licenciatura atuantes na Educação Básica nos municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Criado em 2019, o projeto é desenvolvido no contraturno escolar e tem como propósito incentivar o estudo teórico e prático do teatro dentro das escolas municipais, fortalecendo o movimento teatral estudantil e ampliando o acesso dos jovens à arte e à cultura.

Ao longo dos anos, o Jovens em Atuação já beneficiou mais de 5 mil estudantes, por meio de encontros, oficinas, formações e atividades de expressão cênica.

O trabalho realizado ao longo do ano culmina em eventos que já fazem parte do calendário cultural e educacional da cidade, como o Festival Estudantil de Teatro de São Sebastião (FestArt) – que está em sua 17ª edição –, o Festival Estudantil da Voz (FestVoz), que já conta com três edições, e o Festival de Dança e Expressão, ampliando as oportunidades de manifestação artística entre crianças e adolescentes.

Em 2025, o Jovens em Atuação se destacou entre as dez experiências vencedoras do Prêmio FLUPP. Como reconhecimento, os autores do projeto participarão de um fim de semana cultural no Rio de Janeiro, com direito a acompanhante, entre os dias 15 e 17 de maio de 2026. Entre os vencedores, ainda será selecionada uma experiência para receber o prêmio especial de R$ 7 mil.

A coordenadora e idealizadora do projeto, Kaylla Prado, celebrou o reconhecimento. “São Sebastião é uma cidade privilegiada, pois nossos alunos têm acesso a diferentes projetos, que potencializam suas habilidades. O Jovens em Atuação é um desses projetos, possibilitando ao aluno o contato com a arte, que é um caminho para o alcance da sensibilidade que pode auxiliar os alunos na construção de uma relação sensível, afetiva e respeitosa.”

A secretária da Educação, Marta Braz, destacou o compromisso da gestão com ações que ampliam o acesso à cultura na escola. “O projeto mostra que investir em arte é investir em futuro. Esse projeto revela talentos, fortalece a autoconfiança dos estudantes e transforma o ambiente escolar em um espaço mais humano, criativo e acolhedor. Esse prêmio é o resultado de um trabalho sério, feito por educadores comprometidos que acreditam no poder da educação”.

A Prefeitura de São Sebastião reforça que a conquista é fruto do investimento contínuo em políticas educacionais e culturais que valorizam o protagonismo juvenil, ampliam oportunidades e garantem que a escola seja um espaço de formação integral e de desenvolvimento de potencialidades.

Fonte-PMSS

Comentários


bottom of page