Caraguatatuba elege propostas e delegados que representarão a cidade na 3ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa em SP
- CanoaDigital

- 12 de mai. de 2025
- 2 min de leitura

A 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, cujo tema foi “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, promoveu um amplo debate sobre quais as necessidades dos idosos no município e quais políticas públicas devem ser implementadas para proporcionar um envelhecimento mais digno, participativo e respeitoso no município.
O evento realizado pela equipe da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), em sua sede, na quarta-feira (7), reuniu representantes do poder público e sociedade civil que estiveram presentes para apresentar e escolher as propostas feitas nas cinco pré-conferências, em regiões distintas da cidade, de acordo com os cinco eixos da temática principal: 1- Financiamento das Políticas Públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; 2 – Fortalecimento de Políticas para a proteção à vida, à saúde, e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; 3 – Proteção e enfrentamento a todas as formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; 4 -Participação Social, Protagonismo e Vida Comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e 5 – Consolidação e fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política do Estado Brasileiro.
Em cada Eixo foram eleitas cinco sugestões no âmbito municipal, outras cinco para o estadual e mais cinco para o federal.
Na oportunidade também foram eleitos um delegado da sociedade civil, Luís Otavio Paes, titular, e suplente, Thifany Félix Guimarães; e um delegado representante do poder público, Renata Shiraishi, titular, e a suplente, Claudia Regina Balazo. Os delegados representarão Caraguatatuba na 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que ocorrerá em agosto, em São Paulo.
Na reunião estadual serão apresentadas as propostas municipais, que posteriormente serão compiladas em um documento para apresentação pelos delegados eleitos na estadual, durante a Conferência Nacional, em novembro, em Brasília.
“A 3ª Conferência Municipal cumpriu o papel de ser um espaço de diálogo e debate sobre um tema tão importante para nossa sociedade e será fundamental para construirmos políticas públicas para o nosso município a curto, médio e longo prazo. Nesse sentido, toda conversa que tivemos, no decorrer das cinco Pré-Conferências e da Conferência principal nos proporcionou uma visão geral dos anseios da nossa comunidade idosa. Nosso compromisso, a partir daí, é estabelecer estratégias para possibilitar um envelhecimento mais digno, participativo e respeitoso em Caraguatatuba, no estado e no país”, avaliou Ivy Monteiro Malerba, secretária da Sepedi.






Comentários