top of page

Projetos da OAB e do Judiciário formam mais de 220 alunos da rede municipal

  • Foto do escritor: CanoaDigital
    CanoaDigital
  • 13 de nov. de 2025
  • 2 min de leitura

Estudantes da rede municipal receberam seus certificados de participação nos projetos ‘OAB vai à Escola’ e ‘Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola’, em cerimônia realizada na última quinta-feira (6/11), no Teatro Municipal de São Sebastião, no Centro.

A iniciativa é uma realização da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Seduc), em parceria com a Comissão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 136ª Subseção, o Fórum de São Sebastião e a Defensoria Pública Municipal.

A solenidade reuniu cerca de 220 estudantes da rede municipal de ensino e marcou o encerramento de mais um ciclo de atividades voltadas à formação cidadã e à educação em direitos humanos. O projeto tem como objetivo conscientizar os alunos sobre o papel dos órgãos que integram o sistema de justiça, além de promover reflexões sobre direitos, deveres e responsabilidade social.

As ações contam com a participação de advogados, juízes e defensores públicos, que abordam temas fundamentais para o cotidiano dos estudantes, como bullying, ética, Código de Defesa do Consumidor (CDC), abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, direito à saúde, direito do trabalho, direito de família, violência doméstica, prevenção às drogas e estrutura do poder judiciário, entre outros assuntos.

Desde 2022, os projetos vêm sendo desenvolvidos em diversas unidades escolares do município, atendendo alunos dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, além de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No último ano, mais de 10 escolas participaram das ações, beneficiando aproximadamente 2,1 mil estudantes. Ao longo de três anos, a iniciativa já impactou mais de 6 mil pessoas, incluindo 1,4 mil novos participantes em 2025.

De acordo com a secretária da Educação, Marta Braz, a ação representa um importante avanço na formação cidadã dos estudantes.“Projetos como esses fortalecem o papel da escola na formação integral dos nossos alunos. Eles aprendem sobre direitos, deveres, respeito e convivência, compreendendo o verdadeiro sentido da cidadania. É um investimento na formação de cidadãos conscientes, éticos e participativos”, destacou.

Fonte-PMSS

 
 
 

Comentários


bottom of page